Trabalho em equipe
Há necessidade de:
. autonomia
. disciplina
. equilíbrio
. harmonia
. criatividade
. liderança
. expectativa
. superação
. aprendizado
. confiança
. determinação
. persistência
. motivação
Resultado:
SUCESSO!
"Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez!"
(Jean Cocteau)
Trabalho: COMUNICAÇÃO - Sétimo C/ Oitavos anos/ Nonos anos.
Objetivo: Apresentar um texto (história) através de:
- música;
- dança;
- teatro;
- poesia (Recital);
- varal literário;
- outros (Conversar com a professora).
Sugestão: Organizar um Brechó.
Apresentação: 11/10/2012 (Sujeito à alteração)
(O mundo gira - Mário Quintana) Para quem passa apressado, um guindaste é só um guindaste. "Uma máquina que ergue coisas, oras." Mas o que verá alguém que ousa 'quintanear' esse momento? Um guindaste pode ser tudo, menos um guindaste. A poesia é assim: transforma a realidade e nos faz ver tudo de uma nova forma. Inclusive nós mesmos.
domingo, 16 de setembro de 2012
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Informação
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel , Alonzo Church e Pitágoras , começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destaspesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.
( Colaboração: Alan - Oitavo ano B)
Quero um país organizado: Saúde, Educação, Segurança.
ORAÇÃO PELA ÉTICA NA POLÍTICA
(Pastoral da Juventude no Brasil - Revista Mundo Jovem)
Senhor, fazei-me instrumento de uma nova política
Onde houver politicagem,
Que eu leve a Política.
Onde houver impunidade,
Que eu leve o respeito à Lei.
Onde houver corrupção
Que eu leve a honestidade.
(Pastoral da Juventude no Brasil - Revista Mundo Jovem)
Senhor, fazei-me instrumento de uma nova política
Onde houver politicagem,
Que eu leve a Política.
Onde houver impunidade,
Que eu leve o respeito à Lei.
Onde houver corrupção
Que eu leve a honestidade.
Onde houver destruição da natureza,
Que eu leve a educação ecológica.
Onde houver racismo,
Que eu leve fraternidade.
(...)
Onde houver desemprego,
Que eu leve a dignidade do trabalho.
Onde houver doença,
Que eu leve a saúde e saneamento.
Onde houver analfabetismo,
Que eu leve educação libertadora.
Onde houver favelas,
Que eu leve a moradia.
Ó Mestre, fazei que eu procure sempre colocar A ÉTICA NA POLÍTICA.
Que eu procure sempre lutar contra os velhos hábitos do autoritarismo,
Da busca de privilégios, do enriquecimento fácil,
De fazer carreira, de usar o povo, em vez de servi-lo,
Pois é doando-se, servindo, repartindo, promovendo o direito de todos, sobretudo dos Excluídos, que se constrói a verdadeira DEMOCRACIA, sinal e começo do Teu Reino.
Amém!
Que eu leve a educação ecológica.
Onde houver racismo,
Que eu leve fraternidade.
(...)
Onde houver desemprego,
Que eu leve a dignidade do trabalho.
Onde houver doença,
Que eu leve a saúde e saneamento.
Onde houver analfabetismo,
Que eu leve educação libertadora.
Onde houver favelas,
Que eu leve a moradia.
Ó Mestre, fazei que eu procure sempre colocar A ÉTICA NA POLÍTICA.
Que eu procure sempre lutar contra os velhos hábitos do autoritarismo,
Da busca de privilégios, do enriquecimento fácil,
De fazer carreira, de usar o povo, em vez de servi-lo,
Pois é doando-se, servindo, repartindo, promovendo o direito de todos, sobretudo dos Excluídos, que se constrói a verdadeira DEMOCRACIA, sinal e começo do Teu Reino.
Amém!
domingo, 9 de setembro de 2012
Trabalho - Terceiro Trimestre: Sétimo ano C - Oitavos anos - Nonos anos/ COMUNICAÇÃO
O que é Comunicação?
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As comunicações são o centro gravitacional de
todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia
comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de
comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber
bem. COMUNICACÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem
considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a
tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer
outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
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Qual é o caminho para as
comunicações?
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As
comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se não
está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A
finalidade da comunicação é afetar comportamentos.
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Um erro
comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação
será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos
plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita
como a de examinar o entendimento de instruções verbais.
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As
recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de
se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação.
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Bases da comunicação.
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As recompensas das boas comunicações são grandes,
mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às
bases para a boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
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Linguagem
Corporal
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A maior
parte das pessoas concorda que a palavra pronunciada constitui o método usual
de comunicação frente a frente. Indubitavelmente, supomos que a comunicação
oral é o meio mais eficiente de permutar informação, no entanto, isto depende
da capacidade do emissor em expressar a intenção de forma precisa e do
receptor em ouvir de modo eficiente, totalmente à parte da compreensão da
mensagem.
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"Os
olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que
o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo
todo". (Ralph Wando Emerson)
De
acordo com pesquisas, o impacto de uma mensagem sobre o ouvinte está
relacionado:
07% -
palavras (o que a pessoa diz)
38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala) 55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)
Num
processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo qual a
mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal, corporal e escrito.
Por
outro lado, qualquer mensagem, por mais trivial que seja, sofre um processo
de perda e dissipação ou, de exacerbação e distorção, dependendo do mundo
interno do receptor. Armadilhas é que não faltam.
A
brincadeira do telefone sem fio, por exemplo. Uma pequena mensagem
transmitida serialmente de boca a boca, por certo número de indivíduos, vai
sofrendo alterações ao longo do percurso, até chegar ao final com sentido bem
diferente da origem.
Conclusão:
mesmo mensagens simples, em pequeno circuito, sofrem alterações
surpreendentes.
Baudelaire dizia: "O mundo gira através dos mal-entendidos."Quem busca o amplo conhecimento não pode ficar alheio à linguagem corporal e ao efeitos que essa linguagem exerce sobre as pessoas com quem entra em contato. O ditado "Uma imagem fala por mil palavras" refere-se à linguagem corporal. Também precisa ficar ciente dos conflitos provocados se o corpo expressa uma atitude que as palavras tentam contradizer.
Falar e
compreender a linguagem não verbal de quem se comunica com você é importante,
pois se for apenas pela informação falada, o processo está incompleto.
Um aviso:
sinais relativos ao espaço, às cores e aos gestos corporais variam de acordo
com a parte do mundo, com a cultura do país, portanto, devem ser lidos num
conjunto, globalmente.
Ex.: O
sinal V, usado por Churchill. Com os dedos indicador e médio, na Europa,
significa vitória. Na Austrália e Nova Zelândia indica insulto.
Ex.: Se
uma pessoa estiver num ponto de ônibus, num dia frio, toda encolhida,
provavelmente está com frio e tentando se proteger da temperatura.
Os
sinais também refinam-se com a idade. A criança quando mente coloca a mão
sobre a boca; o adolescente passa a mão pela boca; e o adulto dá um leve e
rápido toque de dedos no nariz.
Além da compreensão dos sinais do corpo, temos também a movimentação do próprio corpo. Cada pessoa tem ao redor de si, como um campo de proteção, um território íntimo. Essa área circular em torno da pessoa varia de acordo com a cultura, região e é medida pela distância entre os corpos.
Ex.:
Essa área é menor entre pessoas da cidade, acostumadas com elevadores,
congestionamentos, confinamentos do que entre pessoas do campo; ficar próximo
do interlocutor é sinal de respeito para o japonês, o que já é contrário ao
americano.
Qualquer
iniciativa de alguém, sem ter sido autorizado, será visto com invasão. A
reação à invasão é variada - pode-se fingir que não foi observada ou pode ser
intensa.
Ex.:
Num cinema vazio, nós nos sentimos invadidos se alguém senta do nosso lado ou
em cadeiras próximas.
Ex.:
Num ônibus lotado ou num elevador, onde o espaço é muito reduzido, as reações
frequentes são:
·
Olharmos para um ponto distante, infinito, e não para as pessoas;
· Fazer o possível para agir como se não estivéssemos ali; · Fazermos leitura de jornal ou revista, parecendo absortos; · Não demonstrarmos emoções; · Pouca movimentação de corpos;
Quanto
mais conscientes e atentos estivermos, agiremos de forma mais inteligente. É
o que as pesquisas têm demonstrado sempre.
Reforçando:
Como num dicionário, as palavras isoladas falam muito pouco, só tendo um
sentido de comunicação dentro de uma frase. Também, na linguagem corporal,
nenhum gesto deve ser lido isoladamente, pois só terá sentido quando somando
aos demais gestos e, juntos, apontarem uma congruência da comunicação
corporal.
A
seguir uma lista de sinais que pode ser utilizada como um dicionário da
linguagem corporal:
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Ex.: Em
minha humilde opinião "(apontando o polegar para o peito)...".
Demonstração de atitude de superioridade Sinal duplo com atitude negativa ou defensiva (braços cruzados) mais a atitude de superioridade (polegares para cima). Pode ser entendido também como demonstração de autoconfiança (polegares para cima) com os braços cruzados, sensação de proteção. |
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Quando
uma pessoa usa um dos gestos de mão no rosto, um pensamento negativo penetrou
em sua mente e poderá representar dúvida, falsidade, incerteza, exagero,
apreensão ou mentira.
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OBSERVAÇÃO:
Pessoas que carregam armas raramente fazem gestos defensivos de braços
cruzados, porque a arma já fornece proteção suficiente ao corpo. Os oficiais
da polícia que usam revólveres, raramente cruzam os braços, a não ser que
estejam de guarda e, neste caso, normalmente usam a posição de mãos fechadas
para mostrar muito claramente que ninguém pode passar por onde eles estão.
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Comunicação Escrita
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Na era do fax, computador e internet são inúmeras
as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática, para
qualquer canto do mundo. Mas a principal dificuldade enfrentada não está em
como utilizar a tecnologia, uma vez que o domínio da informática é
praticamente total, e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem
falada como na escrita. Não é só o veículo que usamos para nos comunicar que
conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.
Às vezes, conforme o veículo utilizado, o
documento redigido e até as palavras e formas de tratamento usadas não são as
mais indicadas para a situação. Seja um simples bilhete, um email, ou um
documento oficial, o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à
formalidade ou informalidade do assunto, ou a estrutura de texto escolhida é
a mais adequada.
Tal como falar, escrever é um recurso que precisa
ser aprendido, e ambos, estão intimamente ligados, pois são atividades que
trabalham com a palavra. O fato de alguém saber ortografia, ou seja, saber
escrever as palavras com pequeno número de erros, não significa que esteja
pronto para escrever qualquer texto.
O treinamento é essencial para o bom desempenho
da escrita.
Todos os grandes escritores afirmam que a leitura
é a base da arte de escrever. Ler é interpretar símbolos gráficos de maneira a
compreendê-los; a leitura, constitui uma das cinco atividades fisiológicas
básicas (pensar, falar, ouvir, escrever e ler). Essas atividades linguísticas
estão relacionadas entre si: o pensamento é expresso pela fala, recebido pela
audição, gravado pela escrita e interpretado pela leitura. Mas apesar desta
relação, escrever e falar exigem técnicas diferentes. Por mais perfeita que
seja, a transcrição da fala para a escrita não consegue fazer com que esta
atinja o colorido da fala.
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Redigir
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A maior
dificuldade está em transformar as ideias em texto utilizando palavras
corretas no momento certo. Muitas vezes, acreditamos que a palavra não
expressa suficientemente o que ela quer dizer, e o texto acaba reunindo uma
fileira de palavras com mesmo sentido ou que não se relacionam entre si. Isso
acontece porque antes de iniciar a escrita não organizamos as ideias,
escrevendo-as sem pensar no texto como um todo.
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Organizando idéias
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Para organizar as ideias, o ideal é esboçar um
roteiro antes de iniciar a redação, como abaixo:
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Estrutura
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Toda redação é composta por título, introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Na introdução , procura-se despertar no
leitor o desejo de ler. Isso pode ser feito adiantando-se os principais
pontos que serão tratados nos texto. Lembre: tudo que for afirmado na
introdução deverá ser desenvolvido, com argumentos concretos, no corpo de
texto.
O desenvolvimento consiste em ordenar
progressivamente os dados, opiniões, aspectos que o tema envolve, e
fundamentá-los por meio de razões, exemplos e provas. Cada ideia deve ser
desenvolvida em parágrafos diferentes.
A conclusão é a parte final da redação e
deve encerrar, coerentemente, uma síntese clara da posição assumida. Ela deve
se adequar à introdução e ser fecho para o desenvolvimento.
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Para escrever bem
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Tipos de comunicação escrita
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Habilidade de Ouvir
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Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na
verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem.
Ouvir corretamente é:
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Níveis de Atenção
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Nossa capacidade de ouvir varia durante o dia
todo, dependendo da situação, de quem fala e de nossos hábitos. De acordo com
o grau de boa vontade que colocamos em uma situação particular, nossa
habilidade de ouvir se enquadrará em três níveis gerais de atenção:
- Dando vaga atenção à conversa:
Ex. "Hein? O que você quer que eu faça?"
- Interrompendo - ouvindo só o suficiente para
termos chance de falar:
Ex. (interrompendo) "Aconteceu a mesma coisa comigo."
- Fingindo rara atenção - pensando em outra coisa
enquanto ouvimos:
Ex.: "Falou alguma coisa?"
Ouvir passivamente tende a
deixar as pessoas com raiva, porque elas percebem que não estão sendo ouvidas.
-
ouvindo apenas palavras;
- não nos envolvendo com sentimentos; - não interagindo com o outro.
- Pessoa com tom de voz
demonstrando dúvida:
Ex.: "Bem, acho que esta é uma forma de resolver o problema".
- Ouvinte respondendo:
Ex.:"Que bom que você concorda".
Ouvir superficialmente é
frustrante para as outras pessoas, já que seus sentimentos não estão sendo
reconhecidos.
-
Captando ideias principais - ouvindo os pontos enquanto o outro fala.
- Reconhecendo e respondendo - estimulando o outro acenando com a cabeça e fazendo pequenas observações, tais como "continue" ou "e depois, o que aconteceu?" - Resumindo e repetindo o que o outro falou - tentando captar a mensagem usando outras palavras. "Quer dizer que você estava se sentindo...” - Colocando-nos no lugar do outro - tentando nos imaginar em uma situação parecida. - Participando totalmente da comunicação - linguagem corporal, bem como sentimentos e conteúdo - ouvindo o tom de voz, observando as expressões faciais.
- Pessoa com um tom de voz demonstrando dúvida:
Ex.: "Bem, acho que esta é uma forma de resolver o problema".
- Ouvinte respondendo:
Ex.:"Parece que você têm outras soluções".
Quando ouvimos atentamente, não tentamos avaliar
a outras pessoa mas sim elevar nosso pensamento e sentimentos para dar toda
atenção a ela.
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Por que escutar é difícil
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Ouvir
atentamente ou escutar é privilégio de pouquíssimas pessoas. Veja quais são
os fatores que enfraquecem a capacidade de escutar:
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Como escutar bem
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Escutar corretamente envolve:
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Atitudes para Escutar Bem
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Conceitos errôneos
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Geralmente somos levados a acreditar em conceitos
errôneos com relação à habilidade de escutar.
Como conceitos falsos, podemos citar:
Como conceitos verdadeiros, podemos citar:
Após a leitura do assunto e debate, vamos ao trabalho!
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(Acompanhar as coordenadas da professora)
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Nelson Mandela
"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."
"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
"Não há caminho fácil para a Liberdade."
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"A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."