Para ajudar você a escrever melhor, no
trabalho ou na escola, eis algumas dicas organizadas pela Tilibra (cedidas
gentilmente pelas empresas de comunicação Ogilvy & Mather):
1) Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escrever deve ser entendido na
primeira leitura.
Se você quiser que o seu trabalho seja lido e
analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance
de ser lido por eles. Durante a Segunda Guerra Mundial, nenhum documento com
mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2) Saiba aonde você quer chegar
Antes de redigir, faça um esboço, listando e
organizando suas ideias e argumentos. Ele o ajudará a não se desviar da questão
central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3) Torne a a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais
fáceis de ler do que os longos. Mande e-mails, não romances. Para enfatizar,
sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como foram organizadas essas
dicas).
4) Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva: "Estamos preocupados com que
nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia
de mercado."
Voz Ativa: "Acreditamos que esse projeto
seja necessário para manter nossa fatia no mercado."
5) Evite "clichês".
Use suas próprias palavras.
Clichê - O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...
6) Evite o uso de advérbios vagos e não esclarecedores (Muito, pouco, razoavelmente...)
Vago: O projeto está um pouco atrasado.
Direto: O projeto está uma semana atrasado.
7) Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
Jargão: Input, output.
Português comum: Fatos/ informações, resultados.
8) Ache a palavra certa.
Use palavras que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9) Não cometa erros de ortografia.
Em caso de dúvida, consulte um dicionário ou peça a alguém que revise o seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10) Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11) Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12) Evite palavras desnecessárias.
Plano de ação - Plano
No evento de - Se
No evento de - Se
Fazer um debate - Debater
Com o propósito de - Para
Com o propósito de - Para
A nível de diretoria - Pela diretoria
Estudar com profundidade - Estudar
Escreva o essencial. Revise e simplifique.
Estudar com profundidade - Estudar
Escreva o essencial. Revise e simplifique.
13) Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.
14) Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
15) Peça a um colega que revise seus trabalhos mais importantes.
Dê total liberdade para comentários e sugestões.
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